Oficina do Saber

Compartilhando experiências & construindo conhecimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica – 25/06/2015

 

IMG - post membrana

A expectativa é que essa membrana permita replicar o comportamento das membranas dos seres vivos. [Imagem: Michael Hardy/UC San Diego]

            Membrana viva

            Membranas estão entre os materiais de maior interesse tecnológico devido à sua enorme gama de aplicações, da biomedicina à dessalinização da água do mar. Daí o interesse gerado pelo trabalho de Michael Hardy e seus colegas químicos e      biólogos da Universidade da Califórnia em San Diego.

 A equipe multidisciplinar desenvolveu uma membrana capaz de crescer de forma sustentável, como se fosse um ser vivo. A expectativa é que essa membrana permita replicar o comportamento das  membranas dos seres vivos, que até agora são modeladas por sistemas sintéticos que  não permitem a adição de novos fosfolipídeos.

 “As membranas que nós criamos, embora sejam completamente sintéticas, imitam várias características dos muito mais complexos seres vivos, tais como a capacidade de adaptar sua composição em resposta a variações ambientais,” disse o professor Neal Devaraj.

Autocatalisador

A membrana artificial sintetiza continuamente os componentes usados em sua composição, o que permite que ela cresça como se fosse viva.

“Nosso sistema transforma continuamente blocos básicos mais simples, de alta energia, em novas membranas artificiais,” escreve a equipe, acrescentando que sua técnica substitui “uma complexa rede de rotas bioquímicas usadas na natureza por um único autocatalisador que conduz o crescimento da membrana”.

Segundo a equipe, além de ser um instrumento importante para pesquisas sobre a origem da vida, membranas sintéticas que crescem serão importantes no campo da biologia sintética, com suas promessas de sistemas artificiais inspirados na natureza.

Bibliografia:

Self-reproducing catalyst drives repeated phospholipid synthesis and membrane growth
Michael D. Hardy, Jun Yang, Jangir Selimkhanov, Christian M. Cole, Lev S. Tsimring, Neal K. Devaraj
Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online
DOI: 10.1073/pnas.1506704112

Comentários estão encerrados.