Oficina do Saber

Compartilhando experiências & construindo conhecimentos

A Intel Brasil anunciou no último sábado o desenvolvimento de uma solução para identificação eletrônica de veículos semelhante ao já conhecido sistema “Sem Parar”. Conduzida em parceria com a empresa AutoFind, que se encarregará da fabricação e comercialização, esta é a primeira iniciativa da empresa norte-americana voltada exclusivamente para o mercado nacional.

A solução é baseada na plataforma WISP (Wireless Identification and Sensing Platform), sistema RFID desenvolvido pelo Intel Labs em colaboração com a Universidade de Washington e o MIT e adaptado para as necessidades locais. “Temos investido em tecnologia para resolver dois grandes problemas do Brasil, a mobilidade urbana e o transporte de cargas”, disse o diretor de inovação da empresa, Max Leite, durante o evento Intel Summit 2013, que aconteceu em Florianópolis.

O novo sistema oferece desde a placa de identificação veicular – Transponder RFID, antenas, subsistemas de leitura de placas – até leitoras, estações de gravação e configuração. Aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP –, a solução está sendo testada por operadoras de serviços de arrecadação e concessionárias de rodovias, em aplicações como pedágio eletrônico com tecnologia RFID de 915 MHz.
A iniciativa integra o planejamento da Intel para os próximos cinco anos, anunciado em fevereiro deste ano, para o fomento à pesquisa e inovação com uma expectativa de investimentos de cerca de R$ 300 milhões.

Comentários estão encerrados.