Oficina do Saber

Compartilhando experiências & construindo conhecimentos

O VS-30 levou dois experimentos de ciência de materiais a uma altitude de 154 km

 

 LINK {http://www.inovacao.unicamp.br/notas/foguete-brasileiro-lancado-com-sucesso-em-missao-alema}Foi lançado com sucesso, no último dia 15, o foguete de sondagem de tecnologia brasileira VS-30, da Operação Mapheus 4. O lançamento ocorreu do Centro Espacial de Esrange, em Kiruna, da Suécia. O foguete, transportando 272 kg de experimentos alemães de ciência dos materiais, alcançou uma altitude de 154 km.
De acordo com nota divulgada pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla original), os experimentos lançados envolveram a análise, por meio de raios-X, da difusão de dois metais, alumínio e níquel, em estado líquido, sob condições de microgravidade. “Os resultados podem contribuir, entre outras coisas, para otimizar processos industriais, como os usados na produção de hélices de turbina”, diz a nota.

Além do equipamento de raios-X, lacrado para evitar vazamento de radiação, o foguete carregou a fornalha que manteve as amostras de metal liquefeitas.

Outro experimento envolveu uma análise do comportamento dos chamados “gases granulares” – grandes quantidades de produtos formados por pequenas partículas sem grande compactação, como estoques de pílulas –, simulados por pequenas esferas metálicas submetidas à microgravidade. Durante o voo, magnetos puseram as esferas em movimento. Duas câmeras de alta velocidade bateram mais de 500 fotos de alta resolução por segundo.

Segundo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Força Aérea Brasileira, o VS-30 é um foguete suborbital de um só estágio e combustível sólido, com capacidade de lançar cargas úteis de 260 kg a 330 kg, a uma altitude máxima de 120 km a 160 km. O seu voo proporciona até 5 minutos de permanência em ambiente de microgravidade.
O projeto teve início em 1996. O primeiro voo de qualificação ocorreu em 1997, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. Já foram realizados 10 lançamentos.

Comentários estão encerrados.