Oficina do Saber

Compartilhando experiências & construindo conhecimentos

Para Andreas Schleicher, vice-presidente para Educação da OCDE, os brasileiros, no ritmo de evolução atual, levarão 25 anos para atingir a média de notas dos estudantes dos países ricos  link {http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1055/noticias/ainda-nao-da-para-passar} São Paulo – Se estivesse na escola, o Brasil repetiria de ano com o resultado do Pisa, exame promovido pela ­Organização para a Coope­ração e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais ricas do mundo. O Pisa avalia […]

link {http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91241} A educação, uma das principais alavancas do desenvolvimento econômico, ainda contribui pouco para o crescimento do Brasil. A expansão da economia vem sendo puxada principalmente pela expansão da força de trabalho, na esteira da expansão da população jovem nas últimas décadas.   Esse movimento respondeu por 60% do crescimento brasileiro entre 1990 e 2012, de acordo com cálculos da consultoria McKinsey com base em estatísticas do ConferenceBoard.   […]

link {http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91239} Como são regulados os pequenos satélites (micros, nano, cube, pico etc.)? Qual é sua definição legal? Ainda não há respostas a essas perguntas. Talvez elas venham a existir quando os pequenos satélites começarem a gerar problemas e riscos específicos. Mas, por enquanto, não há distinção jurídica entre satélites pequenos ou grandes, pelo menos no nível mundial. Todos são objetos espaciais, segundo a legislação internacional vigente. Só que ainda […]

{http://origin.exame.abril.com.br/brasil/noticias/6-cidades-onde-se-aprende-matematica-ao-contrario-do-pais#1} Na última semana, o Brasil reprovou – internacionalmente – em matemática: ficou em 58º, de um total de 65 países, no Pisa, teste realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne nações ricas. No questionário aplicado a alunos de 15 anos de todas esses países, o Pisa detectou que os brasileiros têm mais medo de matemática (o que eles chamam de “math anxiety”) que a média dos países da OCDE. […]

LINK {http://www.politicanarede.com/2013/11/espanhol-que-criou-lampada-que-dura-ate.html} Uma lâmpada fluorescente dura cerca de 10 mil horas. São mais de 416 dias de uso direto, pouco mais de um ano. Bastante tempo, certo? Imagine, no entanto, se existisse uma lâmpada que durasse 100 anos. Quer dizer, não imagine, não. Essa lâmpada existe (veja vídeo abaixo). Pelo menos é o que diz Benito Muros, espanhol que diz estar sendo ameaçado de morte por causa de sua criação. […]